sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sagrado Coração do Grupo Escolar Tomé Teixeira de Santa Itararé das Letras



Sagrado Coração do “Tomé Teixeira”


-Levanta Guri! Tem Aula no Tomé!
Final dos Anos 50 em Itararé.
A mãe fervendo roupa no fogão com vermelhão
E eu já de bubuia com roupa humilde, cerzida
Saía pra constelação da escola; viajoso para a lavoura da vida
Aulas com a Mestra Jocelina querida.

Frio junino de rachar cachos de mamonas
O pai debulhando chão de estrelas na acordeona
-Vamos, vamos, se aprume depressinha menino
Teu destino
Está no ensino...

Lá saía eu serelepe com o par de congas de segunda mão
Olhar de bezerro desmamado, carente e pidão
Aprender a mais suprema lição.
-Bom Dia Querida Professora Jocelina
(Ela é própria ternura que de si mesma se ensina)

Verbos. Tabuada. Desenho. Geografia:
A pedagogia que era a mais portentosa harmonia.
-Oito Vezes Oito?
(Arroz com biscoito)
Eu, rimando, pensava – mas não dizia
E a professora bondosa era meiga, não ralhava
E a Cartilha Caminha Suave perene ensinava
Foi por aí que nasceu a minha primeira poesia
Certamente que muito pueril; e a mestra melhorava
Corrigia... incentivava...

Dia da Pátria, Dia do Índio, Dia da Árvore, Dia da Bandeira
-“Salve Lindo Pendão da Esperança...”
Nos tempos do Tomé Teixeira eu era muito criança
E uma escola como aquela era alumbrada e prazenteira.
-Quem descobriu o Brasil? – Perguntava a Professora na chamada oral
E eu hiperativo e espeloteado de presto berrava: Pedro Álvares Cabral!

A Professora Jocelina que fez o Poeta
O menino que teve a primeira mestra como um anjo em sua vida
Ensinar a Ler e Escrever é dádiva – e benção - de Deus
(São tantos os pergaminhos dos aprendizados meus)
-Á “bença” Professora Dona Jocelina Stachoviach de Oliveira!
-Deus te abençoe curumim, poetinha aluno do Tomé Teixeira!

Virou poeta; o menino tornou-se também por causa dela um escritor
Canta Santa Itararé das Letras muito além do céu distante do interior
“Minha Terra tem pinheirais
Onde canta o Sabiá Aristeu
E Tomé Teixeira o berçário
Que luz em minha vida acendeu!”

Cem Anos da Escola Tomé Teixeira, Centenário
Berço, ninhal, ponto de partida – encantário
Cem Anos no Historial da melhor Educação
“Entra Aluno, Sai Cidadão”
Patrimônio Educacional ilustre é
A Escola Tomé Teixeira de Itararé

“Pobre só tem uma saída/Estudar para ser alguém na vida”
“Quem não estuda/Não muda”
O Tomé Teixeira foi a escada para o céu, a minha providencial ajuda
O menino pobre aprendeu a pedagogia do afeto com exatidão
E sua louvação agora se clarifica muito além da adorada Itararé
Cidade Poema que sua aldeia nativa e terra-mãe ainda é
E assim, vitorioso, do fundo do seu coração
À primeira escola pede a benção:
-“A Benção Sagrado Coração do Grupo Escolar Tomé Teixeira”
As lições de amor da Mestra Alfabetizadora Jocelina são
Para muito além da constelação de uma vida inteira!
-0-
Silas Correa Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário