quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os Livros, Os Livros, Poema de Silas Correa Leite





Os Livros, Os Livros


Para Monteiro Lobato, In Memoriam

Os livros não estão prontos pra você
Na biblioteca, dizendo
Me pegue, me pegue
-Leia-me, leia-me!
(Ou, os livros estão prontos para você
Em qualquer lugar dizendo
Me pegue, me pegue
-Leia-me, leia-me?)

Siga-os livros
Sinta os livros
Cheire-os pelas mãos, pelos cotovelos
E eles ali nas salas de leituras
Nas prateleiras entre molduras
Aguardando você se abrir para vê-los
Lê-los, sabê-los...sê-los...

Os livros estão lado a lado
Poemas, contos, romances bordados
Ilusões, aventuras, juvenis
Todos com capas, orelhas, perfis
Esperando serem sondados
Descobertos, possuídos, levados pra casa
Levados pelo coração
Levados pela imaginação
Para clarificarem ideias, criarem asas...

Algum livro espera por você nalgum lugar
Discreto, secreto, infinito particular
Querendo ser lido – querendo ser devorado
Para você finalmente se sentir e se achar
Dentro de si em seu mais perfeito e puro estado

Um livro é uma estrada
Uma vida empapelada
Com começo, meio e fim
Um livro é como você assim
Uma Alma-luz querendo ser revelada

Em vez de sofrer e ir pescar
Em vez de sentir e ir pro bar
Ou sair chorando para não se ferir
Ou se esconder na solidão para orar
Leia um livro pra você se encontrar
Para você sensível se inquirir
Sentir a dor do outro
Num outro magnífico estar...

Como você mesmo é a sua página predileta
Leia o livro de um contador de historias ou de um poeta
Para você então alumbrado sorrir e chorar
Pois todo ser humano só verdadeiramente se completa
Quando é um curioso e feliz rato de biblioteca.

-0-

Silas Correa Leite, Santa Itararé das Artes, Cidade Poema
E-mail: poesilas@terra.com.br
Blogue: www.portas-lapsos.zip.net



Um comentário:

  1. Como se consolar com o inconsolável, viver sem a vida, amar sem amor, morar sem moradia.....
    Saiba, meu irmão, na doença... na pobreza... na tristeza........... aqui estou!
    Monaligia

    ResponderExcluir