sábado, 31 de janeiro de 2009

Jesus Mora em Minha Aldeia Itararé





JESUS MORA COMIGO EM MINHA ALDEIA



Tanto falam Dele, dizem que O adoram
Mentem tanto pra Ele - Já mataram muito em falso nome Dele
Imitam-NO de forma errada e rasa
E até, acreditem meus irmãos queridos
Criaram lojas, supermercados, muros, museus, rituais
E mentiras de fanatismos e idolatrias em nome Dele.


Dizem que Ele está no céu a direita do Criador-Pai
Dizem que Ele está pendido por cravos numa cruz milenar
Mas Ele está mais perto de nós do que pensamos
E o céu pode ser o que criamos com nossas ações de caridades
Com nossas energias, ninhais e encantários
Nossos atos, mãos estendidas como lírios laranja
Amando o próximo como se a nós mesmos.


Só que eu descobri um milagre infinital
Ele não está em nenhum baú de ossos ou com relíquias fantasmas
Nem é ícone derrotado por pregos pagões
Sequer fundou religião - ou inquisições medievais com vãs filosofias
Confesso de cara lavada: descobri um segredo mágico Dele:
Ele Está No Meio de Nós
Ele está exatamente aqui em nossa abençoada
ESTÂNCIA BOÊMIA DE ITARARÉ.


Jesus mora comigo em minha aldeia amada
Tem várias cores, várias faces e muitos símbolos vivenciais
Às vezes é de um lilás vitreo, tez de quartzo ou arco-íris
E O chamamos de irmão, pai, filho, amigo, compadre
Ou de tio, camarada, companheiro, anjo-da-guarda
Quando não O chamamos de Aurora, de Losango cor-de-abóbora
Ou de Prelúdio, Ternura, Magnitude, Espiritual, Ultrapássaro
E, principalmente Ele é mesmo sem tirar nem pôr
Pobre, humilde, operário, simples, carente, bóia-fria
Quando não sem terra, sem teto e muito peregrino
E eu reconheço esse Jesus Cristo na minha gente humilde
Pois me pareço com ele, porque sou de mãe mameluca e pai judeu
E sou muito triste, sensível, sentidor, sozinho...


Jesus anda pelo cacau quebrado da nossa Rua São Pedro
Tem asas no calcanhar e alpargatas de recolhedor de centeio
Pendura-se em asas invisíveis de pré-aurorais andorinhas bentas
Chupa picolé de limão-rosa fiado no Bar do Preto
Toma Tubaína Tutti-Frutti na Praça Coronel Jordão
E de vez em quando vai ouvir um baile no Clube Atlético Fronteira
Serrar um abraço da Rosana Milcores (ou um sorriso xadrez do Mário da Banda Marionetes)
Ou nadar saradinho como mandioca nas espumas do rio da vaca
E até já foi no Biribas Blues Bar ouvir causos do Zé Maria do Ponto
Quando não faz poesia escondido ou chora com seus lábios quadrados
Por causa dos lazarentos marginalizados pelos podres poderes.


Pois é isso, meus adoráveis irmãos conterrâneos alumbrados
Jesus mora conosco aqui mesmo em Itararé
Freqüenta todas as igrejas de abraços limpos como nuvens
Coça berebas de vaidades sociais com especulatos
Sofre com poses, grifes, butins de riquezas injustas e impunes
Adora rueiras crianças ranhentas e velhos sábios com lastro ético.


Dia desses eu O vi com o nosso pintor premiado Jorge Chueri
E até pensei que nosso amigo artista plástico O tinha pintado
(Com cor de orquídea impressionista - E Lhe dera cara caseira)
Mas descobri que Jesus é fã do Jorge a quem deu sua tez avelã
Assim como colhe caldas de lágrimas da Professora Lázara Bandoni
Ou sinais de véus e sândalos da Tere Iluminada com sua asa terreal
E sei que se o tratarmos muito carinhosamente e bem
(Como às suas pequeninas e humildes criaturas também)

ELE FICARÁ CONOSCO PARA SEMPRE, AMÉM.

-0-

Silas Corrêa Leite - de Itararé-SP - www.itarare.com.br/silas.htm
MEMBRO DA UBE-UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES
Autor do Romance Místico ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS no site
www.itarare.com.br
E-mail: poesilas@terra.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário