sábado, 12 de setembro de 2009

Arte de Itararé Brilha nos 40 Anos da TV Cultura - Silas Correa Leite de Itararé na TV Cultura




Arte Literária de Itararé Brilha em Programa da TV Cultura


Inúmeros Portais de Mídia de São Paulo e do Brasil como o “JorNow - A Noticia Agora”, ou mesmo o “Portal Imprensa” veiculavam o release de divulgação:


Jornalista Silas Corrêa Leite, pioneiro do e-book, fala da carreira literária no "Provocações" (Redação Portal IMPRENSA)


“O poeta Silas Corrêa Leite, autor do primeiro e-book interativo da Internet, "O Rinoceronte de Clarice", participa do programa "Provocações", da TV Cultura, na próxima sexta-feira (11), às 22h (...). Em uma entrevista filosófica, permeada por uma espécie de poética da tristeza, Silas lança frases como: "Eu não quero dar a cara pra bater à lágrima. A vida não me deu limões? Então eu faço limonada de lágrimas(...)” O Poetinha Silas, como é conhecido, ainda diz não ser deste mundo e se compara a um ET (...). Ele acredita no fim das utopias, mas não da esperança. "Do pântano da condição humana, se eu não tenho sonho, então eu não me tenho mais". Silas Correa Leite tem forte atuação na internet e já é considerado referência na linguagem virtual. Colabora com vários veículos de comunicação do Brasil e do exterior, e tem alguns livros publicados, entre eles "Porta-Lapsos, "Poemas" e "Campo de Trigo com Corvos", “Contos”. Seu e-book, "O Rinoceronte de Clarice", sucesso de downloads, constitui-se de onze ficções, todas focando Itararé (sua cidade natal), cada uma com três finais (um final feliz, um final de tragédia e um final politicamente incorreto).”
Com essa noticia bombando na mídia, Silas finalmente se apresentou no Programa Provocações, da TV Cultura de São Paulo, dia 11/09, com o polêmico Antonio Abujamra, como de praxe, provocando Silas, que, extremamente lúcido como sempre e por estilo, também poeticamente tirou de letra, por assim dizer. Teve gente que, vendo Silas citar sua admiração pelo Mestre Itarareense, Jorge Chuéri, depois confessou por e-mail ao nosso maior escritor que chorou. Silas, em pinceladas certeiras contou sua vida, sonhos, esperanças, quem o influenciou, falou tambem do Radialista Hélio Porto (que o ajudou muito nos anos 70 em SP), mas sempre com o apresentador do Programa sendo contundente, tentando uma brecha para pressionar o entrevistado. Silas, de forma humilde mas dando literalmente um show, saiu-se muito bem, espetacularmente bem e bonito no seu linguajar peculiar, lembrando um Gandhi. O programa, aliás, começou com o apresentador já lendo o belíssimo (e de alguma forma assustador) Conto “O Cego” de Silas (que está difundido em vários sites da web), e, durante a entrevista, citava frases de poemas do Itarareense Silas que brilhou, fazendo bonito nesses 9 anos do programa e nos 40 anos da TV Cultura. Como durante a segunda guerra mundial ouvíamos um oficial no front dizer “Alô Itararé”, ou quando víamos o Maestro Gaya ser reiteradamente premiado com seus melhores arranjos musicais nos festivais da Record (Anos 60 e 70), desta feita é o Silas que, mais uma vez, leva o nome de Itararé no que brilhantemente produz, cria, promove sua terra-mãe. Ao final, o entrevistado com quase lágrimas nos olhos parabenizou Itararé pelos 116 anos, depois leu o seu poema-identidade, como diz ele:
“Ser poeta é a minha maneira/De chorar escondido/Nessa existência estrangeira/Que me tenho havido”.
Emoção pura! Itararé brilha na TV Cultura. O programa que concorreu com o final da novela Caminhos da índia, teve verdadeiramente entre os caminhos do Silas, mais uma vez, a sua consagração, a sua fala por e para Itararé que com talento canta em verso e prosa, o que faz certamente o seu povo, a sua familia, os seus amigos e conterrâneos, terem muito orgulho dele.O programa vai ao ar reprisado na madrugada de quinta-feira a partir das duas horas, depois tambem será divulgado em outros canais, Sky, TV E, do SESC, e em outros tantos canais de tevê a cabo.
No site da tv Cultura o leitor ainda poderá acessar o programa Provocações, rever, gravar, ver e ouvir a edição do programa do Silas, curtindo a emoção da arte de Itararé, do brilho de um Itarareense ilustre. Fiquei com orgulho de ser de Itararé. Bravo Silas!
-0-

Mirna Cecilia Mainardi
São Paulo-SP
micema@bol.com.br

Um comentário:

  1. Pois é poeta, Caminhos da Índia à parte...rsrs...vc deu um show, gostei muito mesmo, parabéns!!

    ResponderExcluir