quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Maria Apparecida S. Coquemala: ANTOLOGIA DE PROSA DE ITARARÉ, Assim Escrevem os Itarareenses





Antologia de Prosa de Itararé: Maria Apparecida S. Coquemala


-De todos os autores consagrados que constam na antologia ASSIM ESCREVEM OS ITARAREENSES, a ser lançada dia 11 de outubro, no Salão Real do CAF, com um forfé de primeira grandeza, na verdade, quem eu menos conhecia, por incrível que possa parecer, era a Mestra Coquemala. Os demais artistas, ou eram super-amigos, ou eram grandes amigos conterrâneos, ou eu conhecia de vista, por ouvir dizer ou mesmo de nome, por familiares, ancestrais, ou ainda por intermédio de canais da web que em suas infovias agregam saudades e acolhimentos. Para não dizer do Mestre Jorge Chuéri, claro, que esse é pai-patrono, referencial, conhecendo-o desde os 11 anos, quando me aconselhava: Estude... leia... trabalhe. Depois, estude muito, leia muito, vá para São Paulo... A Mestra Coquemala foi, aqui e ali, trocas de contatos iniciais, depois, via e-mail, quando vi, tava feita a grande amizade, de lastro, depois, finalmente, a bela parceria que redunda agora em mais um livro para a Brita-Biblioteca Real de Itararé.

Porque a mestra em literatura Maria Coquemala é gente fina, expert e especialista na área, sempre solícita, verdadeira, sensível – adora o Mestre Jorge Chuéri como eu, o que é um dom-reconhecimento – e assim me ajudou muito, dando dicas, alertando, além, claro, do alto astral, ótimo humor, bom bate papo em sintonias literárias. É talentosa de somar, de edificar, além de ficcionista de primeira grandeza, com vários prêmios até no exterior, portanto sua participação com contos logo de cara com qualidade dignifica a Primeira Antologia de Prosa de Itararé.

Cada autor, no conjunto do livro, tem a sua toda especial peculiaridade participativa, dos mais novos aos renomados, cada um com estilo todo próprio, todo seu, e a Maria Apparecida S. Coquemala tem uma ficção brilhante que, claro, concedeu um toque de maestria ao livro ASSIM ECSREVEM OS ITARAREEENSES. Conhecê-la e sabê-la via e-mails, depois pessoalmente em algumas visitas, foi um agrado que muito me ajudou, ficando até esta croniqueta como um mimo de respeitoso afeto pra ela, esposo e familiares. Sem ela, pilar da obra, não teríamos a edição do livro. Paciente, justa, solícita, intermediadora, aprendi muito e quando tive que ceder para que tudo fluísse em bons acertos e ótimos arranjos literários, foi vitória dela. Além da minha fama de encrenqueiro, briguento, São Paulo ainda me fez mais determinado e turrão – eu não venceria aqui se fosse um frouxo – então, nas lidas com Itararé em que prevalecem ainda considerações e somas, fui, portanto, premiado com o, digamos, convívio virtual dela. Espero que não seja o único trabalho em parceria, esperamos já para o ano vindouro criarmos uma outra linha de trabalho literário, e ela, a Mestra Coquemala, será sempre esse farol que me norteou e me deu acertos fundamentais nas tratativas em Itararé e por Itararé, porque, afinal é Itararé que vale, por essas e outras lidas culturais, sempre haverá Itararé. Obrigado Mestra.

Quando tivermos o livro em mãos – ah a emoção que espera por todos nós! – cada escritor será irmão ali naquele conjunto de escritos e iluminuras, numa obra que irá para história, parte cultural sim, das festanças de aniversário dessa nossa Santa Itararé das Artes, para o memorial daqueles que criaram na terra-mãe que amamos tanto. Capa, orelhas, tudo, será sangue, suor, lágrimas, tempos passados e tempos presentes, momentos maviosos, informações, acolhimentos, somas, mais o afinco da Maria Apparecida S. Coquemala dando uma força, sendo sempre de enorme valia. Aprendi muito com o jeito cândido dela. Como deixei Itararé mas Itararé não me deixou, nunca rompi o cordão umbilical com minha Cidade-Poema, a Maria Apparecida S. Coquemala reforçou esse vínculo, estimulou esse grande amor pelas origens, assedimentou relações e ganhamos todos. Por essas e outras, porque hoje é sábado,

-A Bença Mestra Maria Coquemala!. Longa vida!

-0-

Sampa, Agosto/Setembro 2009
Poetinha Silas Correa Leite
E-mail:
poesilas@terra.com.br
Blogue www.portas-lapsos.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário