sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rosalina Fernandes, Brilhante Artista de Itararé




Arte de Itararé em São Paulo: Rosalina Fernandes
ORIXÁS AFRICANOS INSPIRAM ARTISTA EM SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO

A abertura da exposição “Caminho pelos Orixás”, da artista plástica Rosalina Fernandes, será no dia 20 de junho (sábado), às 20h, no Espaço Dafne, à rua Alvarega, 1433, Butantã. A exposição fica aberta para visitantes do dia 21 até o dia 29 de junho, das 15h às 19h. Para saber mais da obra da artista segue o endereço:
http://www.flickr.com/photos/rosalinafernandes/


Após passar por uma cirurgia para a retirada de dois coágulos no cérebro, Rosalina Fernandes, 60, sentiu que tinha uma missão a cumprir. Sem nenhuma sequela, das várias que corria risco depois da cirurgia, a professora de educação física – que, apesar da opção pelo esporte, nunca deixou de cultivar tambéma paixão pela pintura, descoberta aos 15 anos de idade -- decidiu que deveria encontrar uma forma de agradecer. Foi assim que Rosalina, que teve suas primeiras aulas de arte em Itararé (interior de São Paulo), com uma freira, retomou vigorosamente o contato com as tintas e os pinceis. Nos últimos dois anos, a artista é presença assídua do atelier Casa e Jardim, localizado no Campo Belo, do artista Paolo Quaglio. No final de 2008, mais um acontecimento veio mexer com a alma do artista. Tudo começou quando um pai-de-santo encomendou uma série de telas dos orixás africanos para decorar seu novo espaço. Sem nenhuma intimidade com o tema, Rosalina pesquisou referências e compôs seu desenho. Durante a produção desses Orixás, a artista sentiu que as pinceladas fluíam, que a combinação de cores acontecia naturalmente, e os traços, até então considerados acadêmicos, ganhavam movimento e personalidade. Em pouco tempo, toda obra estava pronta. A partir daí, novas encomendas, também relacionadas aos Orixás, começaram a surgir, e a artista, influenciada pelo mestre Paolo – que se autointitula “santeiro” – e com total apoio dos amigos, decidiu fazer uma exposição com os orixás africanos. Assim, o “Caminho pelos Orixás” é mais do que uma exposição de arte. É a junção do agradecimento de Rosalina, que hoje reconhece na sua recuperação quase milagrosa a atuação dos deuses africanos, com seu florescer como artista – de suas pinceladas vigorosas, surge mais do que a beleza: é o milagre da vida, do renascimento e da plena integração do humano com o divino.

Produção e obras

A exposição “Caminho pelos Orixás” conta com 2 quadros de 120 cm x 70cm, 12 de 150cm x 90cm e 2 painéis: um de quase 5 metros e outro de aproximadamente 3 metros, todos acrílico sobre tela, produzidos em um pouco mais de dois meses. Rosalina leva para sua obra referências próprias: corpos definidos e fortes, característica da sua formação acadêmica como educadora física. “Fui atleta e carrego a preocupação de ter e manter o corpo saudável. Passo isso para os meus alunos e agora, através da minha arte. A plástica dos corpos é muito importante para mim. Aproveitei que os Orixás carregam as características de guerreiros e caçadores e os concebi fortes e vigorosos”, afirma a artista. Essa característica também aparece na primeira fase, mais acadêmica, nos quadros em que ela retrata os atletas em ação. Outra marca bastante forte na pintura de Rosalina são os rostos andróginos que ela escolheu para caracterizar seus Orixás. “Tanto os masculinos quanto os femininos estão com os rostos muito parecidos. Apenas os semblantes, muito sutilmente, transmitem impressões levemente diferenciadas”, explica o professor Paolo. A androgenia é comum nas obras religiosas da tradição judaico-cristã – os anjos são um bom exemplo dessa mescla entre o feminino e o masculino. Segundo o professor Paolo, o desenvolvimento de Rosalina durante os dois meses de preprodução das obras foi “impressionante”. Ele afirma: “Antes ela demorava duas semanas para finalizar um quadro, hoje não leva mais do que dois dias. Isso mostra a segurança da artista em relação ao tema escolhido e o aprimoramento da sua técnica”, conclui.

Assessoria de imprensa
Lara Schulze – contatos: (11) 83329820 e
laraschulze@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário